O custo benefício dos produtos manipulados.
A área de medicamentos manipulados está ganhando destaque e recebe muitos investimentos ultimamente. Diversos farmacêuticos vão para essa área, com suas especializações e atualizações constantes. Mas quais são as vantagens de adquirir os medicamentos manipulados? Vamos conhecer algumas delas:
Personalização: o medicamento é feito na medida certa para as suas necessidades e é exclusivo para você, de acordo com a prescrição médica. São colocados rótulos com as informações do paciente, desde o seu nome até a dosagem evitando enganos. Não é preciso também fracionar medicamentos por esse mesmo motivo, afinal essa prática é errada e pode causar danos ao tratamento.
Economia: pode parecer estranho, mas o medicamento manipulado se torna mais econômico. Como é personalizado com a dosagem exata para a necessidade da pessoa, evita desperdícios. A economia também se efetiva pela produção única e não em larga escala como ocorre nas indústrias, afinal nelas existe alto gasto para produzir a marca, além de pesquisas de altíssimo nível, patentes e custos com propaganda e marketing.
Medicamentos associados: é possível associar diferentes substâncias em uma mesma fórmula. Assim o alcance do resultado esperado é mais rápido. Logo não é preciso comprar diversos medicamentos diferentes.
Segurança: em farmácias de manipulação com selo da Anvisa a segurança se torna garantida. A qualidade do medicamento é monitorada desde a aquisição de matéria-prima, transporte, etapas da manipulação e entrega.
Fórmulas diferenciadas: por serem fórmulas flexíveis, pessoas com deficiência, idosos, crianças ou bebê, que tem a saúde mais frágil, podem obter medicamentos mais específicos e que não causem efeitos colaterais.
Atenção redobrada: com o medicamento manipulado você possui uma assistência maior da farmácia caso surjam dúvidas em relação à medicação.
Controle da matéria-prima: existe um rígido controle dos elementos usados na produção desses medicamentos, com programas de qualificação dos fornecedores.
Medicamentos não disponíveis no mercado: existem tratamentos de doenças raras com substâncias que não existem mais no mercado, mas que podem ainda ser produzidas em farmácias de manipulação.
Tipos de remédios: é possível produzir, a partir da manipulação, remédios em envelope, comprimidos, cápsulas, chocolate, shakes, pastilhas efervescentes, balas de colágenos, em gel, até mesmo sabonetes e loções. As formas de apresentação do medicamento são inúmeras e de adaptam às necessidades dos pacientes. Por exemplo: se na farmácia comum um medicamento só é vendido em comprimidos e a pessoa tem dificuldade para engolir, é possível que a de manipulação produza um xarope com a mesma função.
Atenção na hora de comprar
Independente da farmácia que você escolha é importante verificar se ela realmente tem o crivo da Anvisa para trabalhar, se é higiênica, possui o apoio de profissionais capacitados e se é pontual com os prazos que estabelece.
Também verifique se o seu nome está na embalagem, se esta está lacrada, bem como se consta o prazo de validade do medicamento.
Não esqueça, ainda, de se certificar que não possui nenhum tipo de reação alérgica a algum dos componentes da fórmula prescrita.
Agora, alguns cuidados que dependem somente de você: mantenha o medicamento em seu frasco original, em temperatura adequada. Também existem alguns medicamentos precisam ser mantidos refrigerados.